Um dia, no início da primavera, a mamãe pata andava impacientemente ao redor dos ovos no ninho, esperando que todos seus ovos chocassem. De repente, ela ouviu o primeiro “crac”. Um dos patinhos amarelinhos estava lutando para sair do ovo. E logo houve um segundo e um terceiro “crac”’. Só o quarto, o maior dos ovos, ainda não tinha chocado. A mamãe pata andava ao redor dele, bicando-o para incentivá-lo, mas o patinho dentro do ovo ainda não queria sair.
Uma velha gansa estava passando e viu a mamãe pata olhando preocupada para o ovo. Ela se aproximou e começou a ponderar: “Vou te falar, senhora pata, este é um ovo muito estranho. Dele certamente não sairá nada bonito.”
Naquele momento, o ovo finalmente estalou, rachou e o último patinho finalmente começou a sair. Mas o que era aquilo? O último patinho parecia diferente, era grande, feio e cinza.

“Eca, que feio!”, falaram os outros patinhos torcendo o nariz para o irmão mais novo. “Eu te avisei!”, acrescentou a velha gansa. O pobre patinho ficou completamente triste com isso, e todos torceram o nariz para ele e o chamaram de patinho feio.
Os sorrisos e provocações não pararam nem mesmo depois de um tempo. Para todos, ele continuou sendo o patinho feio do qual os irmãos se envergonhavam. A mamãe pata aconselhava e encorajava os seus filhos a serem gentis com o patinho. “Deem um tempo a ele, com certeza também se tornará um patinho bonito como vocês.” Mas nada disso adiantou e os irmãos continuaram a zombar do patinho. E não só eles. O patinho não aguentava mais as provocações e decidiu que partiria para o mundo. Talvez encontrasse um lugar onde não fosse feio para os outros.
O patinho andou por muito tempo, até chegar a uma fazenda. Lá viviam muitos animais, mas todos olhavam para o patinho e perguntavam o que ele era, por ser tão feio. O patinho não encontrou nenhum amigo ali. Decidiu então que viveria sozinho, afastado dos outros animais.
Por muito tempo, o patinho vagou sozinho pela região. Os dias já começavam a ficar frios quando o patinho chegou a um grande lago. Lá avistou as aves mais bonitas que já tinha visto. Cisnes brancos como a neve, com pescoços longos e graciosos, elegantemente deslizando pela superfície da água. O patinho os observava quase sem fôlego, tão encantado que estava. “Quem me dera parecer com eles também”, lágrimas surgiram nos olhos do patinho. Não se atreveu a sair dos juncos, para que aquelas criaturas magníficas não o vissem, já que sua aparência assustava a todos. Em um momento, os cisnes abriram suas belas asas, agitaram-nas sobre a superfície da água e voaram para longe do lago. O patinho suspirou e, no fundo do coração, esperava vê-los novamente algum dia.
Decidiu esperar por eles lá, sem saber que os cisnes migram das águas paradas para os rios no inverno. Enquanto isso, os dias ficaram mais curtos e frios, e o patinho estava com fome e frio. Felizmente, duas crianças o encontraram e o levaram para casa, onde o ajudaram a sobreviver ao inverno. Sozinho, não teria sobrevivido até a primavera. Quando esquentou novamente, as crianças soltaram o patinho de volta na natureza.
No início, não sabia muito bem o que fazer, mas então pensou que poderia voltar para o lago. Talvez visse novamente aqueles lindos pássaros brancos. A sorte estava ao seu lado: os cisnes realmente cruzavam a superfície da água com uma elegância majestosa novamente. Como em transe, aproximou-se do lago, quando ouviu um dos cisnes dizer: “Oh, você é um lindo cisnezinho, venha conosco”.
O patinho pensou que o cisne estava zombando dele, mas queria vê-lo de perto, então, envergonhado e tímido, foi até o lago. Outros cisnes já estavam chegando e todos estavam encantados com a beleza do nosso patinho. “O que está acontecendo? Por que estão dizendo isso?” Na cabeça do patinho feio, surgiam as mais diversas perguntas. De repente, notou seu reflexo na água. “O que é isso?” O patinho viu que parecia exatamente com aqueles lindos pássaros. Tinha penas brancas como a neve, um pescoço longo e gracioso. Enfim, tinha se tornado um belo cisne!
Vai saber como um ovo de cisne foi parar no ninho de um pato… mas aconteceu, e graças a isso, surgiu esta história sobre um patinho que era diferente de todos os outros ao seu redor. Mas o que antes era feio, agora era um lindo cisne, e logo ele se esqueceu de todas as dificuldades que viveu.
Você sabia que existe uma versão desta história com sons mágicos? 🧚♀️ Dá uma olhadinha no Readmio – e o melhor: eles também têm um app! 📱✨